Trabalho de fisica
A eletricidade está presente em praticamente tudo que fazemos, por exemplo, ao assistirmos a TV, ao fazermos uma vitamina usando o liquidificador, ao tomar banho etc. Praticamente todos os eletrodomésticos que encontramos em uma residência funcionam à base da eletricidade. Mas, de onde vem a energia elétrica que chega até nossas casas? A resposta mais confiante que ouviríamos é a de que ela vem das usinas hidrelétricas.
Para a geração de energia elétrica, as usinas são equipadas com imensos geradores, compostos por um grande ímã permanente e composto também por um conjunto de bobinas enroladas em um núcleo giratório, denominado de estrator. Quando o núcleo gira dentro um campo magnético constante, suas espiras geram força eletromotriz em forma de corrente alternada.
A frequência de giro e o número de bobinas contidas no estrator (polos) determinam a frequência na corrente elétrica gerada. Por exemplo, nos geradores da usina hidrelétrica de Itaipu existem 78 polos em cada estrator. Portanto, a cada volta completa do estrator, 78 ciclos de corrente elétrica são gerados em 60 Hz.
A diferença básica entre os diversos tipos de usinas elétricas estão na maneira que se obtém energia mecânica para fazer girar as espiras no campo magnético produzido por meio de ímãs grandes.
Por exemplo, as usinas hidrelétricas beneficiam-se da energia potencial da água represada para girar o núcleo do gerador de energia. Nesse tipo de usina, a água é canalizada para o interior da usina a fim de impulsionar um sistema de turbinas que giram o estrator do gerador.
Já as usinas termelétricas beneficiam-se da queima do carvão para aquecer a água contida em um reservatório fechado. A água ao ser aquecida gera vapor d’água em altatemperatura e pressão que percorrendo um sistema de tubulação chega até uma turbina que gira o estrator. Nesse sistema, a energia química do carvão é transformada em energia térmica, que depois é transformada em energia