Mundo global
A resenha ou resumo crítico é uma redação técnica que avalia de forma sintética a importância de uma obra científica ou literária.
Uma boa resenha depende de uma boa leitura Você só fará uma boa resenha se tiver lido bem um texto. Por isso, antes de começar a escrever sua resenha, você deve se certificar de ter feito uma boa leitura do texto, identificando: o autor; o tema tratado pelo autor; o problema que ele coloca; a posição defendida pelo autor com relação ao problema e os argumentos centrais e complementares utilizados pelo autor para defender sua posição. Uma vez tendo identificado todos esses pontos, você já tem material para escrever metade de sua resenha. Este material já é suficiente para fazer um resumo informativo, mas, para um resumo crítico, falta a crítica, ou seja, a sua análise sobre o texto. E o que é esta análise?
Analisar é ampliar o conhecimento A análise é, em síntese, a capacidade de relacionar os elementos do texto lido com outros textos, autores e idéias sobre o tema em questão, contextualizando o texto que está sendo analisado. Para fazer a análise, portanto, certifique-se de ter: • informações sobre o autor, suas outras obras e sua relação com outros autores; • elementos que contribuam para um debate acerca do tema em questão; • condições de escrever um texto coerente e claro.
Agora é só escrever...
1. O material resenhado, de acordo com a ABNT 6023/2002.
2. O autor (suas obras, formação, nacionalidade etc) e uma introdução à obra resenhada, apresentando o assunto/tema elaborado pelo autor.
3. O resumo da obra, enfatizando as idéias centrais do texto e os argumentos do autor.
4. Sua crítica pessoal, ou seja, uma avaliação das idéias do autor frente a outros textos e autores e uma avaliação da qualidade do texto, quanto à sua coerência, validade, originalidade, profundidade, alcance etc.
5. Considerações finais, com as indicações