Usina hidroelétrica
Uma usina hidrelétrica é um complexo arquitetônico, um conjunto de obras e de equipamentos, que tem por finalidade produzir energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico existente em um rio.
A energia hidráulica é a que se obtém ao aproveitar o movimento da água para mover a turbina e produzir eletricidade, e também obter trabalho mecânico, como nos tradicionais moinhos de água.
Funcionamento de uma usina hidroelétrica
A presença de energia elétrica em nossas vidas é gigantesca. Geladeira, liquidificador, televisão, ferro de passar roupas... e outros, são dispositivos que funcionam utilizando dessa forma de energia.
A energia elétrica que chega até nós é gerada em usinas hidrelétricas; assim diz a linguagem usual, sendo que na verdade ela é resultado de um processo de conversão de energia potencial em energia elétrica.
A água que se encontra represada armazena energia potencial, ao abrir as compotas da usina, a energia potencial da água vai sendo convertida em energia cinética à medida que ela vai escoando pelos dutos. Ao entrar em contato com as turbinas, as mesmas começam a girar dando origem à força eletromotriz induzida, processo este que consiste na conversão da energia cinética das turbinas em energia elétrica, pois em razão da força eletromotriz será estabelecida uma corrente elétrica entre dois pontos.
O que é uma central hidrelétrica?
É uma instalação na qual se consegue transformar a energia potencial que tem a água no curso de um rio, em energia elétrica.
Classificação das centrais hidroelétricas
-Grandes centrais: sua potencia excede os 10MW. O grande impacto ambiental que implica a construção de grandes represas faz com que não se considere conveniente a construção de novas instalações desse tipo
-Minicentrais: sua potencia elétrica está abaixo dos 10 MW
Embora a potência energética de cada uma delas seja pequena, a soma das potências de muitas minicentrais significa um aponte