Usinas Hidroelétricas
ÁREA DAS CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
CURSO: ENGENHARIA BIOENERGÉTICA FASE:1ª
COMPONENTE CURRICULAR: FISICA I
PROFESSOR (A): JANETE F. KLEIN KOHNLEIN
ACADÊMICOS: BRUNO DALLABETA, GABRIEL BONI, CARLOS FORCHESATTO, JOÃO SANTIAGO
ENERGIA HIDROELÉTICA
1. Funcionamento:
Uma usina hidrelétrica pode ser definida como um conjunto de obras e equipamentos cuja finalidade é a geração de energia elétrica, através de aproveitamento do potencial hidráulico existente em um rio. As partes principais de uma usina hidrelétrica são: a barragem, comportas, vertedouro, Subestação, Linhas de Transmissão e Casa de Maquinas, onde esta instalado o gerador e turbina. Para transformar a força das águas (Energia potencial gravitacional) em energia elétrica, a água represada passa por conduto forçado fazendo o movimento de giro na Turbina (Energia cinética). .
A energia de rotação mecânica (cinética) é utilizada para acionar o gerador elétrico esta acoplada há Turbina para a produção de energia. No Brasil as hidrelétricas são classificadas de acordo com sua potencia na geração de energia em três tipos principais: CGH´s (micro hidrelétricas ) com capacidade menor de 1MW , as PCH’s, ou pequenas centrais que produzem de 1 MW a 30 MW e seu reservatório e inferior a 3 km² (Resolução ANEEL N.º 394/98), e as UHE’s, ou Usinas Hidreletricas produzem acima de 30 MW.
2 O princípio de funcionamento do Gerador:
Um dos tipos mais importantes de máquinas elétricas rotativas é o Gerador Síncrono, que é capaz de converter energia mecânica em elétrica quando operada como gerador de energia, e energia elétrica em mecânica quando operado como motor.
Os Geradores Síncronos são utilizados na grande maioria das Centrais Hidroeléctricas e Termoelétricas.
O nome Síncrono se deve ao fato de esta máquina operar com uma velocidade de rotação constante sincronizada com a frequência do sistema, a tensão eléctrica alternada aplicada aos