Usina hidrelétrica de itaipu
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS, TECNOLÓGICAS E DA NATUREZA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Dandara Bastos Pereira
Usina Hidrelétrica de Itaipu
Vassouras
2013
UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS, TECNOLÓGICAS E DA NATUREZA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Dandara Bastos Pereira
Usina Hidrelétrica de Itaipu
Relatório da disciplina
“Introdução à Engenharia Civil”
Professor Enilson Salino Braga
Vassouras
2013
[pic]
A maior hidrelétrica do mundo é exemplo de uma exitosa parceria entre os povos do Paraguai e do Brasil e se constitui num motivo de orgulho para a Engenharia brasileira e internacional e especialmente para os profissionais que participaram da construção e montagem desta gigantesca obra.
A Usina Hidrelétrica de Itaipu é uma usina hidrelétrica binacional localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Construída por ambos os países no período de 1975 a 1982, Itaipu é, hoje, a maior usina geradora de energia do mundo. O nome Itaipu foi tirada de uma ilha que existia perto do local de construção. No idioma tupi, o termo significa "barulho do rio das pedras".
A Usina de Itaipu foi resultado de intensas negociações entre os dois países durante a década de 1960. Em 22 de julho de 1966, os ministros das Relações Exteriores do Brasil, Juracy Magalhães e do Paraguai, Sapena Pastor, assinaram a "Ata do Iguaçu", uma declaração conjunta de interesse mútuo para estudar o aproveitamento dos recursos hídricos dos dois países, no trecho do Rio Paraná "desde e inclusive o Salto de Sete Quedas até a foz do Rio Iguaçu".
O Tratado que deu origem à usina foi assinado em 1973.
Os termos do tratado, que expira em