Usina hidrelétrica de itaipu
Encontra-se situada no Rio Paraná que fica na fronteira entre os dois países. O nome Itaipu é de origem guarani e faz menção a uma pequenina ilha que existia no local, antes da construção da usina. Sua extensão é de 1350 km2, é responsável pela geração de 20% da energia elétrica distribuída no Brasil e 90% é utilizada pelos paraguaios.
História
No ano de 1960, deram-se início as negociações entre Brasil e Paraguai para a construção da usina Itaipu. No dia 22 de julho de 1966, os ministros Juracy Magalhães e Sapena Pastor, decidiram assinar a Ata de Iguaçu, que manifestava o proveito de ambos os países para implantação que seria localizada no Rio Paraná.
O acordo foi finalizado no ano de 1973, e assim deu-se início a construção da usina. No dia 5 de maio de 1984, a primeira geradora de energia Itaipu começou a funcionar, e assim foram construídas mais vinte unidades no total ao decorrer dos anos.
Renegociação
Os termos colocados no tratado encerram-se no ano de 2023. Porém, os paraguaios anteciparam-se e em julho de 2009, foram feitas renegociações de propostas do tratado. O Brasil então passou a pagar 3 vezes mais a quantidade que pagava ao Paraguai e autorizou que o excesso de força fosse vendido para qualquer outro país, de escolha dos paraguaios. Desta maneira acabou-se o domínio sobre a eletricidade brasileira.
Muitas pessoas de diversos países visitam a usina que é localizada em Foz do Iguaçu, e que acabou se destacando como atração turística do país brasileiro.
A entrada é gratuita durante o dia, apenas a noite que há a cobrança de entrada. Mas o preço vale a pena: os apreciadores assistem a um show de luzes ao