use case
Topologia:
A empresa foi planejando com a topologia de malha, temos 2 links de 100mb de internet que trabalham em redundância e passam por dois servidores de Firewall antes de entrar na rede da empresa, esses links de internet são responsáveis por manter o site da empresa no ar, que está hospedado no servidor “WebServer”. Dentro da rede da empresa temos um servidor de DNS, um de domínio que mantém as políticas e permissões dos computadores e dos logins de rede, também temos um DHCP responsável por distribuir IPs para os compradores e impressoras. Os usuários tem a disposição um servidor de arquivos com um sistema de backup executado diariamente.
Todas as impressoras da empresa é gerenciada por um servidor de impressão “PrintServer” onde estão ligados junto com os outros servidores em 4 switches ligados entre si.
Dois switches são utilizados para alimentar a rede dos setores, onde cada setor possui um switches que gerencia 20 micros.
Protocolos Utilizados:
Utilizamos o SNMP para gerenciar as redes (hardware e software), para que assim possamos recolher informações da rede e também expandi-la. A rede é interconectada através do protocolo de LAN e também o IPv4 onde possibilita a comunicação das máquinas que serão atribuída um endereço (IP), esse endereço é distribuído pelo serviço de DHCP que está em um servidor, com isso não será necessário fixar manualmente em cada máquina o IP, pois ao plugar o cabo de rede automaticamente é configurado um endereço.
Usaremos também o protocolo de DNS (Domain Name System) que servira para “distribuir” os nomes das máquinas (host), pois o protocolo consegue traduzir o endereço de IP “transformando” (leitura) ele em host. E por ultimo teremos um servidor de “web”, onde estará o site local (intranet) da empresa, nele usaremos o protocolo de HTTP que nada mais é do que um protocolo de comunicação de dados (arquivos) pela World Wide Web (www).