Usando potenciômetro laboratório de solos
Foi realizado um experimento no laboratório de solo no dia 01/09/2014 com o objetivo de determinar mediante o uso de potenciômetro o pH. O pH simplesmente mede a atividade de íon hidrogênio (H+).
Materiais e métodos
Para fazer o experimento em laboratório. Utilizamos três amostras de solo (cada recipiente continha 10ml deste solo), assim acrescentamos então 25 ml de diferentes soluções nesses recipientes que era H2O, CaCl2 e KCl, em cada recipiente foi utilizado apenas uma dessas soluções. Após acrescentar as soluções em seus recipientes, foi colocado na mesa agitadora por 5 min e depois de agitar deixou-as descansar por 30 min, isso é feito para que os H+ saiam do solo e vai para água. Assim que esse tempo foi obtido começamos a determinar o pH, que foi feito por meio de um potenciômetro, que consiste em um eletrodo ligado a um voltímetro eletrônico. Assim mergulha-se os eletrodos na solução, estabelecendo entre eles uma diferença de potencial ou pH correspondente, em função da concentração de íons H da solução. Na escala do voltímetro pode-se ler, diretamente, essa diferença de potencial ou o pH correspondente. Em cada amostra tinha que lavar o eletrodo para que assim fizesse uma nova leitura de uma diferente solução.
Resultados
Foi obtido diferentes resultados de acordo com a leitura no aparelho:
1 – Solucao com H2O: pH=6,6
2- Solucao com KCl: pH=4,35
3- Soluçao com CaCl2: pH=4,32
Conclusão
Foi observado diferentes tipos de amostras, para o melhor resultado dessas amostras devemos seguir corretamente todos os processos, como a lavagem do eletrodo, a secagem correta, mergulho correto e se necessário ligar e desligar o aparelho para uma melhor visualização do pH.