modelo de pré projeto
CONTEXTUALIZAÇÃO
Desde os anos 50 do século XX, a educação é vista como instrumento de mobilidade social, pois representava, para o indivíduo, a possibilidade de ascensão na sociedade (Krasilchik, 2000).
Alguns pensadores sugerem que a educação é um processo de socialização e, por essa razão, varia segundo o tempo e o meio. A educação não apenas integra o indivíduo ao meio social, mas também lhe proporciona uma maior capacidade de autonomia e interferência no meio social. É relevante perceber que a educação sempre tem uma importância eminentemente social, ainda que essa questão assuma conotações diferentes através da história. (Durkheim, 2002).
Segundo Chauí (2005), a educação é o meio através do qual ocorre a preparação e a integração plena dos indivíduos para serem sujeitos na vida pública. Desta forma, percebe-se a educação como um processo contínuo de desenvolvimento do indivíduo e da sociedade. E, por isso, a compreensão de como este processo acontece torna-se necessário. Fomentar a construção e desenvolvimento de ações adequadas de intervenção neste processo é tarefa fundamental dos diversos docentes envolvidos com a educação.
Desta forma, percebe-se pertinente avaliar os parâmetros estruturais e tecnológicos aos quais os profissionais professores, bem como, os alunos estão sujeitos dentro do processo educacional, ponderando suas interferências positivas e/ou negativas na construção cotidiana do conhecimento.
PROBLEMA
Os professores possuem uma rede de apoio estrutural e tecnológica para auxílio em suas práticas pedagógicas nas escolas públicas no município de Guaçuí – ES?
PROBLEMATIZAÇÃO
Qual a estrutura física está à disposição do profissional professor nas escolas públicas do município?
Quais as instrumentos tecnológicos estão à disposição do profissional professor?
JUSTIFICATIVA
De acordo com o estudo realizado pela Unesco,