Urânio e energia nuclear
1. APRESENTAÇÃO 05
2. CONCEITO 06
3. FUNCIONAMENTO 06
4. UTILIZAÇÃO 08
5. OUTROS EXEMPLOS DE UTILIZAÇÃO DA ENERGIA NUCLEAR 08
6. O BRASIL E A ENERGIA NUCLEAR 15
7. VANTAGENS E PROBLEMAS 20
8. CONSIDERAÇÕES FINAIS 22
9. REFERÊNCIAS 23
1. APRESENTAÇÃO
SEMINÁRIO: URÂNIO E ENERGIA NUCLEAR
Data de apresentação: 24 de junho de 2014.
Disciplina: FMT – Geologia e Uso dos Recursos Minerais e Energéticos.
Docente: Prof. Dr. Jonas Santos Justino.
Discentes: Deise Serra, Felipe Fiume, Marcello Nascimento de Jesus, Roberto Santana.
Imagem 1: o mineral urânio em seu estado natural.
Imagem 2: Trifólio, símbolo que indica radioatividade. O círculo central representa a fonte radioativa e as três pás representam a atividade que irradia dela. As três pás referem-se aos diferentes tipos de radiação nuclear: alfa, beta e gama.
2. CONCEITO
Segundo o dicionário geomorfológico, Urânio é um Metal de aspecto semelhante ao aço, pouco duro, maleável, dúctil e 80% mais denso que o chumbo. Sua importância principal está no fato de ser material radioativo, possuindo três isótopos, sendo o principal o U235, utilizado na bomba atômica. É extraído da uranilita ou pechblenda e de outros minérios contendo fosfatos e arseniatos uraníferos.
O urânio aparece geralmente nas rochas eruptivas e nos pegmatitos associados ao tungstênio. Suas maiores concentrações estão, porém, nas rochas sedimentares.
COMPLEMENTE COM SUA PARTE
3. FUNCIONAMENTO
O que é a Fissão Nuclear?
A fissão nuclear é o processo de quebra de núcleos atómicos grandes em núcleos atómicos menores, libertando assim uma grande quantidade de energia. Esta fissão nuclear ocorre através do bombardeamento do núcleo atómico pesado e instável com nêutrons. Esta fissão raramente ocorre de forma espontânea na natureza. Este processo, em reação em cadeia, tem de ser realizado de forma controlada em