Urocultura
A urocultura é um método que consiste em colocar uma pequena quantidade de urina em um meio que favorece o crescimento de eventuais microrganismos presentes e assim facilitar a detecção e a identificação deles. Ao mesmo tempo, os microrganismos encontrados são submetidos a diferentes antibióticos, indicando a qual deles eles são sensíveis ou resistentes.
Normalmente, os rins e a bexiga são ambientes estéreis e por isso a presença de bactérias na cultura de urina é fortemente indicativa de infecção urinária, mas não quer dizer que sempre haja uma infecção de urina, porque algumas bactérias podem colonizar a uretra ou a bexiga sem produzir sintomas ou serem oriundas de contaminações exteriores.
OBJETIVO: Aprender técnicas de manipulação e análise de uroculturas.
MATERIAIS UTILIZADOS
Placas de Ágar CLED
Placas de Petri
Bico de Bunsen
Alça bacteriológica
Amostra de urina
PROCEDIMENTO:
Observações: Antes de iniciar qualquer procedimento no laboratório é necessário que todos estejam devidamente paramentados.
Todo procedimento deve ser feito próximo ao bico de Bunsen para evitar contaminação com germes do ar.
1. Com auxílio da alça bacteriológica calibrada de 10 microlitros, foi feito a imersão na amostra de urina verticalmente.
2. Foi realizada a semeadura por esgotamento na placa de Ágar CLED, dividindo a placa em quadrantes.
3. A placa foi encaminhada até a estufa, onde permaneceu por 24 horas.
4. Após 24 horas as placas foram guardadas na geladeira até o dia da análise.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Foi verificada quantitativamente a presença de mais de 100 unidades formadoras de colônia.
Após a análise pode-se observar a presença de organismos fermentadores e não fermentadores, uma vez que o meio Agar CLED possibilita essa diferenciação a partir da mudança de cor do meio, pois este possui o reagente Azul de bromotimol que age como indicador de pH.
O resultado qualitativo pode ser observado na tabela abaixo:
Microrganismos