urocultura
É a cultivo de urina utilizada para verificar a presença microorganismos localizados na urina, uretra e nos rins. O resultado é considerado positivo quando são isolados 100.000 colônias de microorganismos por 1ml de urina e dessa forma constatar à infecção do Trato Urinário.
METODOLOGIA
Utilizamos a semeadura como método semi-quantitativo: o meio de cultura é propício ao crescimento e diferenciação da maioria dos uropatógenos. Com o uso da alça bacteriológica calibrada, com volume conhecido, foi estriada uma amostra de urina na placa de Petri e incubada em estufa a 37º C por 24h (ideal).
Os meios mais utilizados para a realização desse exame, são ágar CLED e ágar MacConkey. O meio CLED é utilizado para a cultura e contagem de bactérias Gram-positivas e Gram negativas, sendo um meio não seletivo e pouco diferencial; contém lactose e devido a uma deficiência de eletrólitos inibe o crescimento de cepas Proteus spp. (véu ou swarming).
1º Passo: RESULTADOS
Ágar
Crescimento
Características
CLED
Presente
Meio: verde
Colônias: homogêneas, pequenas e amarelas.
MacConkey
Ausente
-
Como o ágar CLED permite o crescimento tanto de colônias Gram-positivas quanto Gram-negativas, foi realizada a coloração pelo método de Gram (2º Passo) para a identificação morfotintorial da bactéria a ser identificada.
RESULTADO: Cocos Gram-positivos, agrupados em cachos.
3º Passo: Prova da Catalase
A catalase é uma enzima que decompõe o peróxido de hidrogênio em água e oxigênio. É um método utilizado para a diferenciação das bactérias: Staphylococcus, Streptococcus, Enterococcus, Listeria, Corynebacterium, Micrococcus,Bacillus, e Moraxella catarrhalis.
Inoculação: Colocar uma gota de peróxido de hidrogênio sobre uma lâmina e agregar a colônia em estudo na gota de peróxido de hidrogênio.
RESULTADO:
Positivo: Presença imediata de bolhas.
Este resultado é característico de colônias do gênero Staphylococcus spp. O