Urocultura
GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
AFFONSO MARTINHO BURINI BORTOLOTTI FAVALESSA
FERNANDA TORRES DE ALMEIDA
HIAGO LACERDA SANTANA
IARA DE ARAUJO CAPUCHO
ISADORA CAVALCANTE BARBATTO
Prática n°4 (22/05/2014 e 29/05/2014):
PRÁTICA DE UROCULTURA
Disciplina: Biologia dos Microrganismos
Professoras: Quézia Anders e Raquel Reis
Introdução
As bactérias são organismos microscópicos unicelulares e procariontes, que podem ser encontrados habitando os mais diversos ambientes. Sendo os seres mais abundantes do planeta, elas podem ser encontradas na forma isolada ou formando colônias e exercem inúmeras funções no meio através de relações harmônicas e desarmônicas.
Apesar de poucas bactérias atuarem de forma desarmônica e patogênica, infectando outros seres vivos e causando doenças, elas são responsáveis por cerca de metade das doenças humanas. Na maioria das vezes sua transmissão ocorre por meio da ingestão, inalação de gotículas de saliva contaminadas, através de fissuras ou ferimentos na pele e por contato sexual com pessoa infectada. Porém, em grande parte dos casos o corpo consegue eliminar as bactérias, evitando a sua proliferação.
Uma das infecções mais comuns causadas por bactérias é a infecção urinária. Ela é causada por bactérias que entram pela uretra e chegam até a bexiga, podendo levar a infecção da bexiga que, em casos mais graves, pode se propagar até os rins.
A urocultura é um exame realizado para verificar-se se há presença de bactérias patogênicas na urina do paciente. Ele consiste em colocar uma pequena amostra coletada da urina do paciente em um meio favorável para o crescimento de possíveis bactérias presentes no trato urinário, com a finalidade de identificar tais bactérias e garantir que o antibiótico correto seja utilizado no tratamento da infecção. A urina que se destina ao exame deve ser colhida em um frasco esterilizado e ser levada ao laboratório o mais prontamente