Comunicação e Expressão em Língua Portuguesa
O trabalho visa abordar as variadas formas que temos como meio de comunicação entre as pessoas, buscando definir o uso correto no processo de comunicação oral e escrita, dentre sua semelhança e diferença.
Dentro de uma comunicação temos variados elementos que estudaremos nesse trabalho como o processo de comunicação, nível da linguagem, função da linguagem, gênero e tipo textual.
Com estudo e muita leitura facilita a compreensão e prática no emprego correto gramaticalmente, pois sabemos que a linguagem é uma forma de comunicação para as coisas do mundo, projetos, progresso, assim sendo, o ser humano vive em conjunto, utiliza vários códigos para representar o que pensa, o que sente, o que quer, o que faz, o que sonha para alcançar objetivos e conviver com a sociedade.
Com a multiplicidade da linguagem podemos sintetizar em seis funções ou finalidades que estudaremos a seguir sendo elas a função referencial ou denotativa, a função expressiva ou emotiva, a função apelativa ou conatativa, a função poética, a função fática e a função metalinguística.
Desenvolvimento:
A linguagem é todo sistema organizado de sinais que serve como meio de comunicação, a capacidade humana ligada ao pensamento que se concretiza numa língua e manifesta por palavras, porém, temos a linguagem não verbal também, que não utiliza palavras mais sim códigos.
Como por exemplo, a pintura, a mímica, a dança, o som entre outros.
Tanto a linguagem verbal como a não verbal expressa sentido e precisa de signo, que em qualquer tipo de linguagem combinam entre si de acordo com as leis para obedecer o mecanismo de organização.
Para isso temos o processo de comunicação, as pessoas podem se comunicar pelo código Morse, pela escrita, pelo gesto, pelo telefone,pelo email, por mensagem radiofônica ou televisionada, etc.
A comunicação tem como objetivo a transmissão de uma mensagem e constitui um número de elementos como:
a) emissor ou destinador: quem emiti a mensagem;
b) receptor ou