Urgências do Diabetico
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Urgências do Diabético
Barra do Piraí, 2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Urgências do Diabético
Projeto de Pesquisa elaborado e apresentado pelos acadêmicos Amanda Nunes, Daiana Alves, Igor de Oliveira, Júlia Simões, Lanay Dantas, Lucas Raposo e Paola Lima do 2º período do curso de Licenciatura em Educação Física, para a Disciplina de Socorros de Urgência, sob a Orientação da Professora Natasha Logsdon, como requisito total para a obtenção de nota referente ao 1º bimestre.
Barra do Piraí, 2014
O açúcar do nosso sangue é mantido dentro de uma faixa normal por um hormônio que vem do pâncreas, que é a insulina. O açúcar é a nossa fonte de energia. O diabético tem um pâncreas que não possui insulina em quantidade suficiente, e o açúcar se eleva na corrente sanguínea. No diabético, pela falta de insulina, há uma incapacidade de transformar o açúcar em energia.
A glicose em níveis elevados no sangue pode levar à perda de consciência, que é o coma diabético. É caso de tratamento apenas hospitalar.
As urgências mais comuns nos diabéticos ocorrem principalmente quando há baixo nível de glicose no sangue. Eles precisam usar insulina todos os dias e, muitas vezes a injeção diária, há queda além do nível desejado.
Mas afinal, o que é a Diabetes?
Diabetes Mellitus é uma doença do metabolismo da glicose causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas e cuja função é quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia a fim de que seja aproveitada por todas as células. A ausência total ou parcial desse hormônio interfere não só na queima