Diabetes
É uma doença que resulta de uma deficiência de insulina ou, em alguns casos, de uma falta de resposta adequada dos tecidos a esta hormona, relacionada com o mau funcionamento do pâncreas.
A diabetes é denominada de diabetes mellitus, existindo ainda outra forma de denominar a diabetes:diabetes insípida, na qual o mecanismo de transporte de glicose do sangue para as células não está alterado. É caraterizada por uma deficiência do organismo em concentrar a urina, devido a um distúrbio no mecanismo de reabsorção da água pelos túbulos renais. Nesta forma de diabetes, o indivíduo elimina quantidades bastante elevadas de água pela urina, até 20 litros nas 24 horas, a qual se apresenta muito diluída, por não ser concentrada pelo aparelho renal. A diabetes insípida é bastante rara.
Há dois tipos distintos da doença: o tipo infanto-juvenil e o tipo adulto. Os casos de diabetes do tipo infantojuvenil (que ocorre durante a infância ou a juventude) são invariavelmente graves e caraterizam-se por uma deficiência extrema, por vezes total ou quase total, de insulina.
A diabetes do segundo tipo, que aparece já na idade adulta, é menos grave, parecendo, pelo menos em alguns casos, depender mais de uma resposta inadequada das células do organismo à insulina do que de uma insuficiência desta hormona no sangue. Por causa da secreção insuficiente de insulina pelo pâncreas ou a uma falta de reação dos tecidos à insulina, a glicose sanguínea fica sem possibilidade de acesso ao interior das células. Em efeito, os níveis de glicose no sangue aumentam, atingindo limites tais que não permitem que os tubos renais sejam capazes de reabsorver toda a glicose, pelo que uma certa quantidade deste açúcar é eliminada pela urina. Em condições normais não é excretada qualquer quantidade de glicose pela urina, uma vez que nas pessoas não diabéticas toda a glicose contida no filtrado glomerular é reabsorvida para o interior dos vasos capilares adjacentes aos túbulos