Urdição
|Tecnologia Têxtil |
| |
Tear, Tecelagem, Urdição
Tecelagem é o ato de tecer, entrelaçar fios de trama (transversal) e urdume, ou urdidura, (longitudinal) formando tecidos.
Tecidos produzidos no processo de tecelagem (também conhecidos como tecidos planos ou de cala) não podem ser confundidos com tecidos de malha. Nos tecidos planos há somente duas posições possíveis para os fios de trama: ou ele passa por baixo ou passa por cima dos fios de urdume.
[pic]
O processo de tecer pode ser resumido em três operações: 1. Abertura da cala: operação para selecionar os fios de urdume formando uma manta de fios mais baixa e uma manta mais alta 2. Inserção da trama 3. Batida do pente
As construções básicas dos tecidos são a tela (tafetá), a sarja e o cetim. Tecidos do tipo jacquard são entrelaçados fio a fio, um processo trabalhado noqual é possível fazer desenhos. O que determina os tipos de entrelaçamento do fio é chamado de padronagem, e é realizada pela seleção dos fios de urdume que sobem ou que descem para a formação da cala.
A Tecelagem pode ser artesanal ( tecelagem manual), utilizando-se de teares manuais ou em processo industrial, com teares automáticos.
[pic]
Urdição é o processo têxtil responsável pela reunião de centenas ou milhares de fios de forma paralela em um carretel, chamado de rolo de urdume. Este processo é exclusivo da preparação dos fios de urdume.
É no processo de preparação do rolo de urdume, onde os fios de urdume são todos colocados paralelos em um rolo, feito em máquinas Urdideiras.
Após o processo de urdição e em alguns casos engomagem, o rolo de urdume pode ir diretamente para o tear onde devera ser emendado através de uma Atadora de Urdume, ou poderá passar por um processo de remeteção. [pic]
A atadora de urdume é um equipamento