tecelagem plana
Conceito: Tecelagem é o ato de tecer, entrelaçar fios de trama (transversal) e urdume, ou urdidura, (longitudinal) formando tecido plano.
De acordo com a DuPont (1991, p. 5), “os fios no sentido do comprimento são conhecidos como fios de urdume, enquanto que os fios na direção da largura são conhecidos por fios de trama. As bordas do tecido no comprimento são as ourelas, que são facilmente distinguíveis do resto do material”.
Esta etapa corresponde ao processo em que os fios são entrelaçados para formarem os tecidos, que podem ser feitos com fibras naturais (algodão), artificiais (viscose), sintéticas (poliéster) ou com a mistura de fibras. Cada tipo de tecido determina um processo de tecelagem orientado para essa especificidade, que se denomina Padronagem do Tecido. Após o preparo do urdume ele é reunido e engomado para que o fio adquira maior resistência à abrasão inerente à tecelagem, conforme artigo “Preparação à Tecelagem – Engoamgem”.
Após o processo de urdição e engomagem, o rolo de urdume pode ir diretamente para o tear onde deverá ser emendado através de uma máquina denominada Atadora de Urdume, ou poderá passar por um processo de Remeteção.
Remeteção
A remeteção é o passamento dos fios de urdume nas lamelas, liços e pente. Pode ser feita manualmente por pessoal especializado chamado remetina ou passamaneiro e é um processo que demanda muito tempo e passível de erro humano. A remeteção pode ser realizada automaticamente, quando o fio do rolo de urdume é passado diretamente nos liços, lamelas e pente, com uma velocidade de até 200 fios/min, a maior vantagem da remeteção automática é a flexibilidade.
Padronagem do Tecido
As construções básicas, ou melhor, ligamentos dos tecidos, termo mais usados no meio têxtil, são a tela(tafetá), a sarja e o cetim. Tecidos do tipo jacquard são entrelaçados fio a fio, um processo trabalhado no qual é possível fazer desenhos. O que determina os tipos de entrelaçamento do fio é chamado de