urbano
No mapa abaixo, disponibilizado pelo Google Earth Engine, as alterações que a cidade sofreu de 1984 a 2012 ficam visíveis. Enquanto na Zona Sul, já saturada, poucas mudanças acontecem, em bairros como Jacarepaguá dá para ver as áreas verdes sendo substituídas por aslfato e construções (clique no campo de busca para ver alterações no período em outras regiões do planeta).
O mapa de cobertura vegetal da cidade também pode ser acessado pelo sistema Sigfloresta (é necessário instalar o programa Silverlight para ver), que traz informações detalhadas sobre o tipo de vegetação e as áreas em que se concentram as principais reservas. As informações são de 2010 e 2011, mas o mapa encontra-se relativamente atualizado. As imagens de satélite, porém, indicam que são necessárias políticas públicas específicas para regular e conter o avanço da urbanização sobre áreas de vegetação natural remanescentes.
Mapa das árvores do Rio de Janeiro
Onde estão as áreas com cobertura vegetal da cidade
A maior parte da vegetação hoje existente no Rio de Janeiro encontra-se em áreas urbanas ou em que houve ação do homem (áreas antropizadas).
A vegetação original de Mata Atlântica resiste principalmente na Zona Oeste, justamente a área que está sendo mais afetada pela expansão da cidade.
E há também outros tipos de vegetação, como a existente em praias e em áreas de reflorestamento.
Onde estão?
66,4%
áreas urbanas
28,9%
áreas de Mata Atlântica
4,7%
outros