Urbanização
Trabalho final de Geografia
Integrantes: André Luis; Caio; Lorraine Curi; Miguel Morgan; Tatiana Câmara; Suzana.
Professora: Alexandra.
Turma: D2imet1.
Introdução
Urbanização é um processo de afastamento das características rurais de uma localidade ou região, para características urbanas. Usualmente, esse fenômeno está associado ao desenvolvimento da civilização e da tecnologia. Demograficamente, o termo denota a redistribuição das populações das zonas rurais para assentamentos urbanos. O termo também pode designar a ação de dotar uma área com infra-estrutura e equipamentos urbanos, o que é similar a significação dada à urbanização pelo Dicionário Aurélio - Século XXI: "conjunto dos trabalhos necessários para dotar uma área de infra-estrutura (por exemplo, água, esgoto, gás, eletricidade) e/ou de serviços urbanos (por exemplo, de transporte, de educação, de saúde)". Ainda pode ser entendido somente como o crescimento de uma cidade. São Paulo, por exemplo, é uma cidade urbanizada. Por incrível que pareça os detentores do título de maiores aglomerações mundiais pertencem aos países emergentes. Tudo isso apenas reforça a idéia de que quanto mais um país demora a se industrializar, mais rápida é sua urbanização.
Urbanismo e Urbanização
Podemos considerar que o urbanismo é um “instrumento” a ser estudado, e a urbanização um “instrumento” a ser trabalhado.
Urbanismo é a disciplina e a atividade relacionadas com o estudo, regulação, controle eplanejamento da cidade (em seu sentido mais amplo) e da urbanização. Sua definição, porém, sempre varia de acordo com a época e lugar.
Urbanização brasileira
As raízes da urbanização brasileira são decorrentes da história, os primeiros centros urbanos surgiram no século XVI, ao longo do litoral em razão da produção do açúcar, nos séculos XVII e XVIII, a descoberta de ouro fez