Urbanizaçao
É qualquer representação realista, podendo ser funcional ou não, dependendo do interesse do estudo. Podem também ser representações virtuais, como nos desenhos assistidos por computador (vulgo CAD, Computer Assisted Design), quando, então, recebem a denominação específica de maquete eletrônica.
As maquetes são, geralmente, utilizadas em projetos de planejamento urbano mostrando o visual de novas construções no contexto da área existente.
As maquetes podem ser feitas com uma grande diversidade de materiais, incluindo plásticos, metais, madeira e um material próprio chamado cartão de maquete.
A importância da Maquete para a Arquitetura A maquete como modelo físico em escala reduzida do que está sendo projetado é considerada uma ferramenta facilitadora da percepção projetual, já que se caracteriza por sua relação direta com a forma de representação da realidade miniaturizada. Ao longo da história, a maquete vem exercendo papel importante no campo das artes e da arquitetura. Desde a Antiguidade, e em cada cultura, as construções desses modelos arquitetônicos agregaram características peculiares no que diz respeito à forma, aos materiais empregados na sua confecção, aos usos sociais e às relações com a época, tal como expoe Rozestraten (2003) em seu estudo sobre as origens e as características das primeiras maquetes. Consalez (2001), por sua vez, ressalta que a maquete como apresentação espacial do projeto arquitetônico é capaz de representar objetos tridimensionais que integram a descrição técnica do desenho e comunicam os aspectos proporcionais, formais e decorativos do projeto, facilitando, segundo o autor, “a compreensão das relações espaciais, dos volumes, dos materiais, das cores e, em geral, das características de um espaço e de um ambiente que ainda não existam ou se encontrem longe, e portanto não são acessíveis pela experiência direta” (CONSALEZ, 2001,p.9).Nesse sentido, atualmente percebe-se que os materiais de alta qualidade e as