Urbanizaçao
Disciplina: DAC História e Geografia
Urbanização é um fenômeno relacionado ao processo de desenvolvimento da esfera urbana em determinadas sociedades, em oposição ao desenvolvimento da esfera rural. Também pode ser definida como o aumento da população urbana frente à população rural. Está historicamente ligada à evolução do capitalismo, especialmente em sua fase industrial. A urbanização é estudada por ciências diversas, como a sociologia, a geografia e a antropologia, cada uma delas propondo abordagens diferentes sobre o problema do crescimento das cidades. As disciplinas que procuram entender, regular, desenhar e planejar os processos de urbanização são o urbanismo, o planejamento urbano, o planejamento da paisagem, o desenho urbano, entre outras.
A urbanização é considerada uma das maiores formas de pressão sobre o meio ambiente.
A cidade enquanto espaço geográfico, dotado de um dinamismo próprio, e a rede urbana a que pertence, refletem a evolução econômica do país, em que se encontram inseridas. Em países subdesenvolvidos cujas economias começam a arrancar, necessitando, por isso, de mão-de-obra para uma indústria que começa a dar os primeiros passos, é possível identificar uma primeira fase de crescimento urbano: o movimento centrípeto resultante do êxodo rural. Nesta fase verifica-se um aumento do efetivo populacional no interior da cidade, como consequência dos movimentos migratórios verificados do campo para a cidade. Este efetivo populacional irá dar resposta às necessidades crescentes de uma indústria com necessidades crescentes de mão-de-obra para se desenvolver.
Êxodo rural é o termo pelo qual se designa o abandono do campo por seus habitantes, que, em busca de melhores condições de vida, se transferem de regiões consideradas de menos condições de sustentabilidade a outras, podendo ocorrer de áreas rurais para áreas rurais, ou de áreas rurais para centros urbanos. Este fenômeno se deu em grandes proporções no Brasil, nos séculos