Urbanismo
“Presume-se que essa intervenção melhore a ordenação urbanística da cidade e que tal melhoria traga benefícios à comunidade envolvida, reduzindo a iniquidade e aperfeiçoamento a igualdade e a solidariedade social. Espera-se também que contribua para conservar o meio ambiente e o patrimônio urbano, já que se torna cada vez mais evidente a necessidade de respeito cultural e de apropriação social do espaço nas cidades.”
Urbanismo versus planejamento urbano e regional
“ Quando se fala de urbanismo, depara-se com várias confusões terminológicas. Esse substanti
Hélio Novak, arquiteto pela faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre e doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Produção da Coppe/UFRJ, professor aposentado do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, Belo Horizonte , v. 13 , n.14 , p. 127-146, dez. 2006 “A cidade se apresenta aos nossos olhos como a esfinge aos de Édipo, trazendo o ultimato terrível: decifra-me ou devoro-te! Só ao urbanismo incube decifrá-la, pois constitui “ uma vontade de ação e, portanto, a perspectiva de exercer um poder que modifique o espaço da cidade” (LACA-ZE,1993) “ (p.128)
“Presume-se que essa intervenção melhore a ordenação urbanística da cidade e que tal melhoria traga benefícios à comunidade envolvida, reduzindo a iniquidade e aperfeiçoamento a igualdade e a solidariedade social. Espera-se também que contribua para conservar o meio ambiente e o patrimônio urbano, já que se torna cada vez mais evidente a necessidade de respeito cultural e de apropriação social do