URBANISMO
NOTA-SE NOS RESPECTIVOS MAPAS APRESENTADOS A CIDADE DE SAMAMBAIA LOCALIZADA NO DISTRITO FEDERAL, CONTENDO SEU ENVOLTÓRIO, VIAS DE ACESSO, EQUIPAMENTOS PÚBLICOS E INFORMAÇÕES GERAIS. A ÁREA EM QUESTÃO POSSUI UMA TOPOGRAFIA COM DECLIVIDADE SUAVE DO CENTRO PARA LESTE DE APROXIMADAMENTE 50 METROS ATÉ O PARQUE DE MORUNDU. E DO CENTRO A OESTE DE 68 METROS SENTIDO LESTE MELCHIOR. (PESQUISA URB 51/2000)
COM RELAÇÃO A MOBILIDADE URBANA FOI IMPLEMENTADO EM SAMAMBAIA PASSARELA DE PEDESTRES, CONSTRUÍDA NA BR 060 ( VIA DE TRÂNSITO RÁPIDO QUE LIGA SAMAMBAIA E OUTRAS CIDADES VIZINHAS), MELHORANDO O ACESSO DE PEDESTRE AO RIACHO FUNDO II, ASSIM COMO 4,5 QUILÔMETROS DE CICLOVIA QUE LIGA TAMBÉM TAGUATINGA SUL. HÁ METRO COM INTEGRAÇÃO AOS ÔNIBUS MELHORANDO O ACESSO DOS MORADORES.
O METRO E A CICLOVIA SÃO ABRANGE OS EXTREMOS DA CIDADE. UMA IDÉIA SERIA O LIGAMENTOS DOS MESMOS. HÁ PROPOSTA DESSES SISTEMAS VIÁRIOS PLANEJADOS PELO GOVERNO COM A ADIÇÃO DO METRO ATÉ O GAMA E A CICLOVIA, ESTABELECENDO A INTERLIGAÇÃO DAS ÁREAS SUL E NORTE DE SAMAMBAIA, E ATRAVESSANDO A ÁREA DE SERVIDÃO DAS LINHAS DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA.
LOCALIZAM-SE NA ZONA RURAL DE SAMAMBAIA UNIDADES DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL, SÃO ELAS: PARCELA DA ARIE DO PARQUE JUSCELINO KUBITSCHEK, PARQUE ECOLÓGICO TRÊS MENINAS E AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO REGIDAS PELA LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA.
A INTERVENÇÃO VIÁRIA E PAISAGÍSTICA, NO GERAL, É BASICAMENTE COM ALOCAÇÃO DE MOBILIÁRIOS URBANOS, TRAVESSIAS SEGURAS E OUTROS ELEMENTOS QUE FACILITEM A CIRCULAÇÃO E BEM ESTAR DO PEDESTRE, EM EMPECIAL A PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS, CORREDOR DE VEGETAÇÃO DE SUL A NORTE PARA MELHORA O MICRO-CLIMA DA CIDADE.