Urbanismo
A formalização desta ciência se deu após um processo histórico e civilizatório de urbanização ocorrido no final do século 19 com a assimilação da sociedade da Revolução industrial, um fenômeno sócio-econômico que gerou problemas com o novo uso do espaço físico, requerendo procedimentos de análise e intervenção científica levando à necessidade do surgimento do planejamento urbano.
O planejamento urbano é uma expressão que vem da Inglaterra e dos Estados Unidos e é a criação e desenvolvimento de processos que buscam a melhoria de certos aspectos dentro de uma área urbana, sua estruturação e apropriação visando, por exemplo, a qualidade de vida da população. Antes de agir diretamente no ordenamento físico das cidades, trabalha com os processos que as constroem. É uma atividade multidisciplinar que reconhece a dinâmica da urbanização, considera o contexto social da cidade real, e não mais como um modelo de cidade ideal a ser criado pelos urbanistas.
Hoje em dia o planejamento urbano está cada vez mais crescente devido ao crescimento das cidades e a demanda de seus espaços alternativos. Procura facilitar o movimento de pessoas nas cidades com o aumento de vias públicas, conseguirem melhor comunicação entre bairros e espaços adequados, e máximo aproveitamento dos terrenos para obter com isso melhores valores de compra e venda.
Dentro deste aspecto temos também o planejamento regional, que estuda o desenvolvimento