Adm chiavenato
MATERIAL DE APOIO PARA AS AULAS DE
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
CURSO: FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
2º. SEMESTRE DE 2011
PROFA.: RENATA VALENTE FERREIRA VILELA (*)
(*) e demais professores da disciplina da Universidade
ALUNO (A): _______________________________________
RA: _____________________________________________________
1. LÍNGUA, LINGUAGEM E VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS
DEFININDO ALGUNS CONCEITOS:
LINGUAGEM:
Uma das definições possíveis do termo Linguagem é a que a considera como a representação do pensamento por meio de sinais que permitem a comunicação e a interação entre as pessoas. Existem muitos tipos de linguagem, tais como a fala, os gestos, o desenho, a pintura, a música, a dança, o Código Morse, os sinais de trânsito, etc. Dependendo das nossas necessidades comunicativas, empregamos uma linguagem específica.
As linguagens podem ser organizadas basicamente em três grupos: 1) linguagem verbal que tem como unidade apenas a palavra; 2) linguagem não verbal que emprega outros tipos de unidade como o gesto, o movimento, a imagem, as cores, os contornos, etc.; 3) linguagem mista que combina unidades da verbal e da não verbal. Nas histórias em quadrinhos, por exemplo, a linguagem geralmente é mista, pois elas contêm imagens e palavras.
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
Uma língua nunca é falada de maneira uniforme pelos seus usuários: ela está sujeita a muitas variações. Repare que grupos da sociedade acabam se diferenciando pela forma como se expressam: advogados, administradores, médicos, publicitários, etc.; o português que foi falado, por exemplo, no século passado é diferente do que falamos hoje; se prestarmos a atenção para a forma como as pessoas de regiões do Brasil se expressam, verificaremos muitas diferenças. No entanto, o principal é sabermos que temos a liberdade para empregarmos a língua de formas