Urbanismo
Turma: 9auv1
Alunos: Antonio Frederico Castro Douglas de Oliveira Euclydes Coelho Luciana Botelho Lobo Luciana Camara Castro
Histórico
Origem do porto: A cidade de Porto Alegre foi fundada em 26 de março de 1772. Com o fim da guerra dos Farrapos, em 1835, a cidade passa por uma forte reestruturação urbana até o final do século XVIII, movida principalmente pelo rápido crescimento das atividades portuárias e dos estaleiros.
Grandes enchentes e inundações marcaram a cidade. A mais catastrófica se deu em maio de 1941 . As águas invadiram o centro e diversos bairros próximos ao Lago Guaíba. Esta grande cheia deixou 70 mil flagelados, sem energia elétrica e água potável. Após 1941 o Arroio Dilúvio foi canalizado, o muro da Mauá foi construído e iniciou-se a construção do sistema de drenagem.
A partir da década de 80 com a intensificação do comercio exterior, os portos brasileiros entraram em decadência devido ao grande aumento do volume de cargas transportado pelos navios cada vez maiores que passaram a exigir grandes áreas de retroporto para movimentação de containers. Os portos localizados nos centros urbanos, sem área para crescimento tornaram-se obsoletos. Foi o caso do cais Mauá.
Em 1991 a Prefeitura lança o caminho do Porto. Cinco armazéns seriam transformados em restaurantes, museu, centro de educação para jovens e adultos e terminal turístico/ fluvial;
1998 – Governo estadual anuncia o projeto Porto dos Casais. Prevê casa noturna, centro de compras, marina, dois hotéis, um prédio comercial de alta tecnologia, restaurantes, teatroe a substituição do Muro Mauá por blocos móveis.
2000- Governo estadual lança o projeto do Complexo Industrial Cais de Cinema, com cinemateca, centro técnico e audiovisual e estúdios de cinema;
2003- Governo estadual determina a criação de uma comissão para reavaliar o Projeto Porto dos Casais. A Comissão decide