Urbanismo - Analise do Texto de Vera Rezende
Autora: Ingrid R. P.
Ano: 2014
Planejamento Urbano – Vera Rezende
Atividade extraclasse.
1. Conceito de Ideologia
1Toda produção intelectual é consequência direta da produção material, toda forma de pensar está submetida à forma de produzir. A ideologia é uma forma de produção intelectual.
2A Organização do espaço obedece à mesma ordem; antes do espaço urbano se tornar físico ele existe estruturado, obedecendo às necessidades de produção dominante naquela sociedade. A ideologia caracteriza a justificação dessa organização.
3Faz-se necessário que os membros da sociedade, independente da classe, concordem com a ideologia dominante.
4A ideologia não admite estar em interesse de uma única e exclusiva classe, elabora um conjunto de explicações alegando um ponto de vista universal.
2. Analise da afirmação
“Observamos, portanto, a importância da ideologia para a gestão dentro do sistema urbano, quando se trata de Planejamento Urbano e Ideologia, unificar os habitantes em torno de decisões tomadas parcialmente, que diversas vezes têm sua origem no interesse de determinados grupos sociais” (REZENDE, 1982, p. 28).
Intervenções urbanísticas colaboram para compor o valor da terra, por isso é comum elas ocorrerem enfatizando as diferenças sociais e não para minimiza-las, pois acabam servindo em beneficio da parcela da população que pode arcar com a valorização do pedaço de terra que possuí. Segundo Marx a ideologia é fruto do processo de produção, e suas resoluções nascem em função de atendê-la. Visto isso passamos a ter como questionamento o processo de induzir a maior parcela da população (caracterizada por baixo poder aquisitivo) a concordar com as medidas que convém com a menor parcela da população (caracterizada pelo alto poder aquisitivo). A maior arma dos discursos ideológicos é a racionalidade;
“(...) a ideologia tem por fim fazer com que o discurso sobre as coisas coincida com elas próprias e, para