ura e Organização de computadores
1. Qual é, em termos gerais, a distinção entre a organização e a arquitetura do computador?
Resposta:
O termo arquitetura de um computador refere-se aos atributos de um sistema que são visíveis para o programador ou, em outras palavras, aos atributos que têm impacto direto sobre a execução lógica de um programa. (O tamanho de um campo mostrado no monitor, a cor de fundo de uma determinada tela, o formato do material a ser impresso etc...). Exemplos de atributos de arquitetura incluem o conjunto de instruções, o número de bits usados para representar os vários tipos de dados (por exemplo, números, caracteres), os mecanismos de E/S e as técnicas de endereçamento à memória. Definir se um computador deve ou não ter uma instrução de multiplicação, por exemplo, constitui uma decisão do projeto da sua arquitetura.
O termo organização de um computador refere-se às unidades operacionais e suas interconexões que implementam as especificações da sua arquitetura. Atributos de organização incluem detalhes de hardware transparentes ao programador, tais como os sinais de controle, as interfaces entre o computador e os periféricos e a tecnologia de memória utilizada. No caso da multiplicação definir se essa instrução será implementada por uma unidade especial de multiplicação ou por um mecanismo que utiliza repetidamente sua unidade de soma constitui uma decisão do projeto da sua organização. Essa decisão de organização pode ser baseada na previsão sobre a frequência de uso da instrução de multiplicação, na velocidade relativa das duas abordagens e no custo e tamanho físico da unidade especial de multiplicação.
2. Qual é, em termos gerais, a distinção entre a estrutura e a função do computador?
Estrutura: o modo como os componentes estão inter-relacionados. Podemos fazer uma analogia ao ser humano (pernas, braços, mão, ouvido, etc...).
Função: a operação de cada componente individual como parte da estrutura. Ainda utilizando a analogia com o