Ur Nio
O que é?
O urânio é um elemento químico do grupo 3 (metais de transição) que pertence ao sétimo período da tabela periódica.
Radioativo e pertencente ao grupo dos actinídeos, o elemento tem sua origem pouco conhecida., mas a hipótese mais aceita diz que ele é resultado do decaimento de elementos que existiram no Universo em algum momento e que possuíam números atômicos ainda mais elevados que o próprio urânio.
Onde é encontrado?
O urânio é encontrado na natureza na forma de três isótopos: U234, U235, U238.
É encontrado em minerais como a uraninita, pechblenda, a carnotita, a autunita e a torbenita. Pode ser encontra também em rochas fosfáticas, em areias monazíticas e na linhita.
Como é tratado?
Na mineração, esses minérios são tratados para obtenção do Yellow
Cake, uma mistura de óxidos de urânio de onde é extraído o urânio puro. Suas aplicações são variadas, indo de fotografia à industria madeireira.
Onde usamos?
A aplicação mais importante do urânio é a energética, Mas a sua principal aplicação é o uso na produção de energia, a Energia Nuclear.
Com este fim, utilizam-se apenas três isótopos do elemento (U 233, U 235 e U 238), com mecanismos de reação ligeiramente diferentes, embora o mais utilizado seja o U 235. Na produção de energia nuclear há uma reação de fissão autossustentada, que ocorre num reator, normalmente imerso num tanque com uma substância moderadora e refrigerante – água.
A
água é aquecida e vaporizada pelo reator, passando em seguida por turbinas que acionam geradores, para assim produzir energia elétrica.
Os reatores nucleares de fissão pode ser bastante compactos, sendo utilizados na propulsão de submarinos, navios de guerra e em algumas sondas espaciais interplanetárias como as dos programas Voyager ou Pioneer.
Quais são os países que possui reservas?
O Brasil é dono da sétima maior reserva natural de urânio com aproximadamente
300 mil toneladas distribuídas em jazidas no Ceará (142 mil toneladas