Os Generos Literarios Teoria II Cap 1 2014
Os gêneros literários
Capítulo 1: Primeiras aproximações
Chegamos agora na questão dos gêneros.
No início era o verbo, e por isso é sempre prudente começar com a etimologia das palavras. Vinda do latim, genus, generis, a palavra gênero remete a linhagem, origem, estirpe, nascimento, além de também aludir aos gêneros gramatical, sexual, além de se vincular a outras classes e classificações, conforme veremos, ao longo de nosso estudo.
Os vocábulos Genus e generis originam-se de uma raiz indo-europeia, gen-, que significa nascer, dar à luz, engendrar, parir. Gênero é também palavra familiar a nós, por conta da obra mais conhecida do ocidente, a Bíblia. Em “O primeiro livro de Moisés chamado Gênesis”, narra-se “a criação do céu e da terra e de tudo que neles se contêm”1, conta-se o princípio, o nascimento, a geração, portanto. Em relação à literatura, o conceito de gênero já nasce problemático e contemporaneamente ele assume diversas acepções, como veremos a seguir.
Como vimos, definições e os conceitos são sempre problemáticos, porém, é da natureza de nossa disciplina especular. Nas Ciências Humanas, as definições e os conceitos estão sempre em desconstrução, visto que são históricos, ideológicos, políticos e passam por questões de poder, interesses de grupos e são inclusive influenciados por noções morais. No entanto, porque não podemos definir com exatidão um objeto, não quer dizer que não possamos pensá-lo, estudá-lo. Por isso, os filósofos e os teóricos da literatura vêm se debruçando, ao longo dos séculos, o que nos garante pelo menos uma história da literatura e de seus postulados críticos.
Terá sido de Platão a primeira definição importante do problema dos gêneros e talvez tenha sido com ele que se deu início a uma problematização que até hoje perdura. Mas antes de passarmos às questões da história do conceito de gênero, que será investigado mais adiante, vejamos por meio da leitura de obras literárias como a questão se estabelece e os problemas