uponor
9/5/16
14:25
Página 1
APLICAÇÕES SANITÁRIAS
E DE AQUECIMENTO
MANUAL TÉCNICO SISTEMA UPONOR
PARA INSTALAÇÕES DE AQUECIMENTO
POR RADIADORES EMBEBIDAS
MANUAL APLI/AQUECIMENTO 2/06
9/5/16
14:25
Página 2
1. Descrição do sistema
1.1. Generalidades
1.1.1. Conceito de calor
O calor é uma forma de transporte de energia e define-se como a soma do trabalho e a variação da energia interna de um sistema. A quantidade de calor transmitido não pode ser medida directamente, mas o conceito tem significado
físico porque está relacionado com uma quantidade medível denominada temperatura. Em todo o sistema que tenha uma diferença de temperatura, o calor flui da zona de maior para a de menor temperatura.
1.1.2. Formas de transmissão do calor
A transmissão de calor apresenta-se de três formas físicas distintas: condução, convecção e radiação.
A condução consiste na transmissão de calor de um corpo para outro sem deslocamento das suas moléculas. Como exemplo temos a transmissão que se produz numa barra metálica por toda a sua massa ao aquecê-la num extremo.
Na convecção é produzida uma transmissão de calor por deslocamento das moléculas. Um exemplo típico é a transmissão por convecção produzida ao aquecer a massa de ar de uma habitação, produzindo-se uma circulação do dito ar com o consequente transporte de calor.
A radiação consiste na transmissão do calor através de ondas ou radiações, sem corpos em contacto. Através da radiação transmite-se a energia calorífica entre o Sol e a Terra.
Numa habitação ocorrem todos os tipos de transmissão de calor.
1.1.3. Unidades de calor
Normalmente, a quantidade de calor ou energia calorifica é representada pela letra Q; e como é uma forma de energia igual ao do trabalho, a sua unidade dentro do Sistema Internacional é o Joule
(J).
Na prática também se utilizam outras unidades, sendo as mais importantes: a kilocaloria (kcal), a
British