UPA- UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO
PRONATEC-O PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E COMPETÊNCIA (C.D. C).
CRISTINA MONTEIRO
LARISSA MATOUTE
DEYSE CASTRO
GERÊNCIA EM SAÚDE: UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO UPA 24H
Belém
2013
Justificativa
Este Trabalho foi realizado com a finalidade de aprofundar conhecimentos sobre a importância de gerencia nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), quais dificuldades encontradas, o que se faz um gestor dentro da UPA, como é o sistema de funcionamento entre gerência, funcionários e usuários.
“As UPAs 24h estão inseridas na rede SAÚDE TODA HORA que está organizando a atenção as urgências e emergências no sistema único de saúde (SUS). A estratégia usada no atendimento esta diretamente relacionada ao trabalho do serviço movél de urgência (SAMU), que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente a serviço de saúde adequado a situação.”
Fonte: Portal ORM 04/06/2013
OBJETIVOS
Objetivo Geral:
Conhecer o perfil do setor pesquisado, para ampliar e aprimorar os conhecimentos em gerência, para nosso embasamento como futuros profissionais da área. Sabendo diferenciar os setores encontrados dentro de uma Unidade de Pronto Atendimento, como direção geral, direção clinica, direção de enfermagem e direção administrativa.
Objetivo Especifico:
Avaliar os métodos de procedimentos gerencias das UPAs, de todos os passos desde sua estrutura até sua administração de serviços, pessoas e usuários. Para levar as pessoas o conhecimento das atividades encontradas e prestadas ali.
Metodologia
Este estudo caracteriza-se como descritivo de abordagem qualitativa, a coleta de dados foi realizada nas unidades de pronto atendimento de Belém (Icoaraci), e Ananindeua (Cidade Nova e Icuí), situadas no distrito de Icoaraci e no município de Ananindeua nos meses de dezembro e janeiro de 2014.
Materiais e métodos
Questionário
Entrevista
Slides