Unopar
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Busca-se apresentar de maneira objetiva os conceitos de inflação, taxa de juros e taxa de cambio no âmbito da microeconomia e macroeconomia. Explorar os métodos quantitativos à gestão empresarial focando nas medidas descritivas, números-índices e deflação de dados e suas vertentes em variados graus de complexidade, que juntos se entrelaçam, formando um conceito sólido e fornecendo uma visão abrangente. Orienta-se de maneira ética e moral o equilíbrio entre a utilização de estratégias voltadas para a manutenção do capitalismo e a necessidade em adotar um modelo de desenvolvimento sustentável.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
A inflação está relacionada a um desequilíbrio econômico causado por uma alta geral dos preços, que provém do excesso do poder de compra dos consumidores em relação aos bens e serviços disponíveis, ou seja, os preços sobem e consequentemente o dinheiro perde o seu valor.
A notícia vinculada no site Zero Hora, dia 09/10/2013 informa que ao contrário do ano passado, quando a alta dos preços dos produtos mais procurados no Dia das Crianças registrou aumento de apenas 3,19%, neste ano os adultos terão que desembolsar mais dinheiro se quiserem presentear seus filhos ou levá-los para passear. Entre outubro de 2012 e setembro de 2013, o valor pago nos presentes e serviços subiu, em média, 9,13%.
O grande vilão da economia Brasileira dos anos 80 está relacionado a inflação, vários planos econômicos fracassaram na tentativa de domina-la, só com o Plano Real em 1994 foi que o governo conseguiu controla-la. Há uma preocupação dos economistas que a alta de preços de alguns produtos, principalmente alimentícios, pressione a inflação.
Segundo MENDES, a taxa de juros é na realidade o preço