Universidade
Na leitura de textos, além de decodificar, construímos significados a partir do que lemos. Nessa construção de significados, levamos em consideração aquilo que não está dito do texto, mas quer dizer, ou seja, tudo que está nas “entrelinhas”. Para que haja essa construção de sentidos, é necessário que se façam inferências, isto é, que sejam lidas as informações que ficam implícitas no texto. Essas informações implícitas são denominadas de pressupostos e subentendidos. Assim, faça a leitura das informações implícitas nos textos abaixo, indicando pelo menos um pressuposto e um subentendido:
Obs. Sua resposta deve ter entre 4 a 5 linhas.
Texto 1
Pressuposto(s): Pressupõe que muitas coisas estão acontecendo atualmente, crimes, desastres, eleições, atrocidades, eventos climáticos, guerras e tantos outros assuntos.
Subentendido(s): O personagem Garfield ao sair refletindo , deixou subentendido que “ainda bem” que ele nem faz idéia das barbaridades, atrocidades, e diversos eventos que estão acontecendo na atualidade. Em resumo ele não quer nem saber.
Texto 2 Disponível em: data de acesso: 23/09/2014
Pressuposto(s): Ficou pressuposto que ambos fazem à lavagem de dinheiro que se caracteriza em crime. Ironicamente o primeiro político pergunta ao segundo qual a formula dessa falcatrua.
Subentendido(s): Fica subentendido que o segundo político não usa uma laranja literalmente, mas sim faz uso de uma terceira pessoa, para desviar recursos públicos em seu favor,sendo que essa pessoa é denominada de “laranja”.
Questão 2 (3,0 pontos)
A ambiguidade (palavras, expressões ou períodos com mais de um sentido) é considerada um problema que deve ser evitado na construção de textos, mas é muito utilizada em textos humorísticos como recurso estilístico. Com base no que você estudou sobre esse assunto, observe os textos abaixo e indique o tipo de ambiguidade, justificando sua resposta.
Obs. Sua resposta