Universidades
No presente trabalho abordar-se-á a evolução das universidades, desde seu surgimento na Idade Média até os dias atuais, bem como as características da época e suas preocupações para com o desenvolvimento e fundação de uma universidade, para que possa então atender as necessidades da realidade em que encontra-se.
O objetivo principal é conhecer a história das universidades medievais, de Berlim, as escolas superiores e universidades no Brasil, fazer a correlação com a constituição de 1988, a LBD 9394/96 e contrapor com os governos FHC, Lula e Dilma bem como abordar a reforma universitária de 1968, indissociabilidade entre ensino pesquisa e extensão, o curso de direito e o modelo catarinense de universidade mostrando também os desafios dasuniversidades no século XXI.
Cabe ressaltar a importância deste estudo para a trajetória universitária do acadêmico, fazendo-o despertar o interesse na origem da ciência e do conhecimento originário das universidades, permitindo ao indivíduo uma formação diferenciada, tornando-se apto a entender os fundamentos de uma entidade acadêmica e suas dificuldades e barreiras para tornar-se esta grande formadora de pensadores.
O referido trabalho teve início com um seminário entre os alunos, onde discutiu-se o tema abordado, tendo continuidade com um processo de investigação sobre a universidade em diversas épocas. Para alcançar tal objetivo utilizou-se como procedimento de pesquisa na coleta de dados, o método bibliográfico, e quanto ao nível, pesquisa exploratória.
Utilizou-se dez temas como forma de estruturar o trabalho e ao decorrer do desenvolvimento, foi citado os seguintes temas, onde apresentam curiosidades e fatos ocorridos nos primórdios da Idade Medieval até hoje.
2 UNIVERSIDADE, PESQUISA E EXTENSÃO
O presente capítulo abordará a trajetória da universidade em diversas épocas, tanto na Europa quanto no Brasil, bem como suas finalidades, mostrando, portanto, um pequeno aprofundamento sobre pesquisa e