Universidade e Ciência
Com base neste comentário e no texto apresentado na unidade de aprendizagem, aponte e argumente um dos efeitos da Reforma Universitária de 1968, por meio da Lei n. 5540, para o ensino superior brasileiro. (3,0 pontos)
Com o golpe militar de 1964, o qual implementou a ditadura no Brasil, idéias inovadoras, conquistadas até esse período, são derrubadas e seus intelectuais (professores e cientistas) são exilados do país. A reforma universitária que surgiu por meio da lei número 5540 visava manter o controle político e ideológico da educação. A racionalização, a expansão e o controle passam a orientar a implantação de um novo modelo de universidade no Brasil.
Esta lei teve por características principais: extingue a cátedra, ou seja, especialista ou autoridade em determinado assunto, unifica o vestibular, aglutina as faculdades em universidade, visando a uma maior produtividade com a concentração de recursos, cria o sistema de créditos, permitindo a matrícula por disciplina. Além disso a nomeação dos reitores e diretores de unidade (esta agora dividida em departamentos) dispensa a necessidade de ser do corpo docente da universidade, podendo ser qualquer pessoa de prestígio da vida pública ou empresarial. Houve também a fragmentação das Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras, resultando na criação das Faculdades ou Centros de Educação.
A reforma universitária atendeu a demanda dos grupos ligados ao regime instalado com o Golpe de 1964, que buscava vincular mais fortemente o ensino superior aos mecanismos de mercado e à criação de mão de obra técnica para as multinacionais, no âmbito da expansão capitalista americana, assim como a incorporação