Universidade e Ciencia
Na leitura de textos, além de decodificar, construímos significados a partir do que lemos. Nessa construção de significados, levamos em consideração aquilo que não está dito do texto, mas quer dizer, ou seja, tudo que está nas “entrelinhas”. Para que haja essa construção de sentidos, é necessário que se façam inferências, isto é, que sejam lidas as informações que ficam implícitas no texto. Essas informações implícitas são denominadas de pressupostos e subentendidos. Assim, faça a leitura das informações implícitas nos textos abaixo, indicando pelo menos um pressuposto e um subentendido:
Obs. Sua resposta deve ter entre 4 a 5 linhas.
Texto 1
Pressuposto(s):
O mundo está um caos. Ele quer passar a mensagem de que não está satisfeito com o que anda acontecendo no mundo e que prefere ficar isolado dos problemas externos, sem se importar se o que está acontecendo pode afetá-lo direta ou indiretamente.
Subentendido(s): Ele transmite a sensação de que as coisas que estão acontecendo no mundo não são boas, no entanto, Garfield demonstra indignação pelos fatos, alívio por não "fazer parte" disso, e muito menos demonstrar certo tipo de interesse.
Texto 2
Disponível em: <https://www.google.com.br/search?q=charges&espv> data de acesso: 23/09/2014
Pressuposto(s): Trata-se de políticos discutindo sobre dinheiro sujo, obviamente roubado da população. Quando perguntado, um deles responde como faz para conseguir tirar o dinheiro da população, dando em troca algum benefício para os eleitores.
Subentendido(s): Poderíamos dizer que ele usa as laranjas para comprar a população, em troca de votos ou de "honestidade", para assim, talvez, o dinheiro não parecer tão sujo, tão ilegal. Ele tenta amenizar a revolta dos eleitores, comprando-os.
Questão 2 (3,0 pontos)
A ambiguidade (palavras, expressões ou períodos com mais de um sentido) é considerada um problema que deve ser evitado na construção de textos, mas é muito utilizada em textos