Universidade e Ciencia
R: Racional, Objetivo e Intersubjetivo. Levo em conta tais características como principais pois resumem a funcionalidade da ciência e sua utilidade prática, pois respectivamente aponta a ciência como fazendo uso do conhecimento racional, sistemático, experimental, exato e verificável. Na característica Racional apresenta-se o uso sistemático do raciocínio e mostra que não pode haver incoerência entre seus enunciados. Na segunda característica é apontado que na objetividade cientifica significa a correspondência de teoria com os fatos fortalecendo os origens sistemática, experimental e exatos. E por último a característica Intersubjetiva que apresenta a verdade pragmática, ou seja habilita os enunciados científicos serem submetidos a testes, reforçando o aspecto exato e verificável de ciência.
2) Por que o diálogo entre tecnologia, ciência e arte não pode ser separado do contexto social, político e ideológico que nos rodeia? Qual o risco que se pode correr uma vez isoladas do mundo em que vivemos?
R: A tecnologia, a ciência e a arte estão encadeadas, ou seja, estão num círculo sistemático no qual uma complementa e fornece uma introdução a outra, no qual se forem separadas haverá uma queda simultânea das mesmas pelo fato de tudo que conhecemos hoje se deve a união e estabilidade desse ciclo de conhecimento entre a tecnologia, a ciência e a arte.
3) Qual relação que se pode estabelecer entre as ciências factual e a formal? Elas não se complementam ou podem estabelecer diálogo entre as mesmas (ciências)? Discorra sobre este assunto.
R: A ciência formal é importante para possibilitar e contribuir como instrumento de validação das teorias, cuja responsabilidade se deve a ciência