UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ
PAULO RICARDO LEÃO LAGOS
A EVOLUÇÃO DOS MOTORES QUATRO TEMPOS EM AUTOMÓVEIS DE PASSEIO VISANDO A ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL
CURITIBA
2014
PAULO RICARDO LEÃO LAGOS
A EVOLUÇÃO DOS MOTORES QUATRO TEMPOS EM AUTOMÓVEIS DE PASSEIO VISANDO A ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL
Trabalho apresentado ao curso de Engenharia Mecânica da Universidade Tuiuti do Paraná como requisito de avaliação do 1º bimestre da disciplina de Computação
Professora: Tatyane Moura.
CURITIBA
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 CARACTERÍSTICAS 4
2.1 MOTORISTA ALEMÃO 4
CONCLUSÃO 5
1 INTRODUÇÃO
O meu carro bebe demais, isso é normal? Fazer parte de um seleto grupo da imprensa brasileira que participa dos principais lançamentos automotivos e testa "in loco1" os novos modelos, permite que colegas, amigos, internautas e até mesmo motoristas que encontramos pelo caminho, possam buscar mais das informações que agrupamos em nosso dia-a-dia, e claro, o consumo de combustível sempre aparece numa conversa assim.
Mas será que realmente é o motor do seu carro que bebe demais, ou a peça que fica entre o volante e o banco está fazendo por onde para um consumo mais elevado? É isso que nos revela uma pesquisa realizada pela Ford para conhecer comportamentos ao volante visando à economia de combustível. O resultado mostra que os motoristas podem economizar muito dinheiro adotando dicas básicas para reduzir o gasto com combustível.
O estudo com base em experiência prática indica que é possível um corte de até 33% no gasto anual e pode ter um peso significativo dependendo da quilometragem rodada.
2 CARACTERÍSTICAS
Segundo a pesquisa, 1) remover o bagageiro do teto pode proporcionar até 20% de economia; 2) pesquisar antecipadamente os postos que ofereçam menor preço pode trazer uma economia de 7%; 3) checar e calibrar os pneus antes da viagem, mais 4%; 4) e remover excesso de peso esquecido no carro, até 2%.
A pesquisa foi realizada com