Roteiro de georeferenciamento
O Arcmap é o principal aplicativo da família do Arcgis Desktop. Nele é possível aplicar todas as funções de geoprocessamento, tais como: dados temáticos, cadastrais, redes, imagem e modelagem numérica do terreno, portanto o software permite criar, visualizar, consultar, editar, manipular, analisar e publicar dados geográficos e alfanuméricos. (FERREIRA et al, 2011).
Para registrar uma imagem, a aquisição dos pontos de controle que podem ser feitas em três maneiras: 1. Aquisição por teclado (procedimento usado quando o operador conhece as coordenadas para a aquisição dos pontos de controle; 2. Aquisição por tela (ocorre o ajustamento da imagem com dados uma outra imagem georreferenciada ou com dados vetoriais (rios, estradas, edificações); 3. Aquisição por mesa (uso de mesa digitalizadora para o registro e digitalização da imagem); Conforme CAMARA et al (1996) “é importante que os pontos estejam bem distribuídos pela área da imagem, na região que vai fazer parte de um projeto. Caso contrário, não há como garantir uma boa correção geométrica da imagem nas regiões mais afastadas do conjunto de pontos de controle”.
1)Ativando o software ARCGIS 1)Ir no menu iniciar programas – todos os programas – ARCGIS – selecione na opção ArcMap (Figura 1) Figura 1
1
Universidade Tuiuti do Paraná | venina.prates@utp.br
(41) 99224795
CARTOGRAFIA TEMÁTICA
2) O sistema apresenta a janela Start using ArcMap with (Figura 2); Figura 2 Atenção: Observe que aparece três opções: A new empty map – mapa em branco; A template – o software disponibiliza um banco de dados com informações (aspectos físicos e principais cidades) e layout pronto com projeção que você define para impressão; An existing map: quando existir o projeto poderá ser ativado automaticamente nesta opção.
3) Na interface do Arcmap temos três elementos essenciais: A) o table os contents (TOC), B) a DataFrame e as C) barras de ferramentas (Figura 3) Figura 3 – Interface do ArcMap