UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARAN
Os coliformes totais são um grupo de bactérias que contem bacilos gram-negativos, aeróbios ou anaeróbios facultativos, não formadores de esporos, oxidase-negativa, capazes de crescer na presença de sais biliares ou outros compostos ativos de superfície, com propriedades similares de inibição de crescimento, e que fermentam a lactose com produção de ácidos, aldeídos e gás a 35ºC em 24-48 horas.
Deste grupo de microrganismos indicadores apenas as bactérias do gênero Escherichia têm como habitat primário o trato intestinal do homem e dos animais. Já as bactérias pertencentes aos outros gêneros Citrobacter, Enterobacter e Klebsiella além de serem encontradas nas fezes também são encontradas em outros ambientes como, vegetais e solo. Estas bactérias persistem por um tempo superior, fora do trato intestinal, do que bactérias patogênicas como, Salmonella e Shigella. São utilizados os coliformes totais para a avaliação da água, pois apresentam os seguintes critérios: • estão presentes nas fezes de animais de sangue quente, inclusive os seres humanos; • sua presença na água possui uma relação direta com o grau de contaminação fecal; • são facilmente detectáveis e quantificáveis por técnicas simples e economicamente viáveis, em qualquer tipo de água; • possuem maior tempo de vida na água que as bactérias patogênicas intestinais, por serem menos exigentes em termos nutricionais, além de ser incapazes de se multiplicarem no ambiente aquático; • são mais resistentes à ação dos agentes desinfetantes do que os germes patogênicos.
2) Explique a técnica do teste presuntivo para análise da água. Quais as características dos microorganismos que indicam positividade? TESTE PRESUNTIVO: detecção de microrganismo fermentadores de lactose.