Universidade, saude e sociedade
Visita ao centro da cidade
Aluna: Andressa Teles de Morais Turma: S004-10
Professores: Nílbio Thé/Sandra Albuquerque
Curso: Odontologia
Local: Centro da cidade de Fortaleza
2013
Sumário:
Índice:
* Identidades histórica e geográfica; Temas-chave: memória coletiva, identidade, distribuição entre espaços residencial, comercial e de lazer, e por fim, ações de preservação ambiental e patrimonial.
Provocação: entre conhecer o passado e planejar o futuro, que relação você estabelece?
* Ações políticas e governamentais na saúde.
Temas-chave: SUS, atenção secundária e terciária, Estado, política pública, desigualdade social.
Provocação: Você conhecia esses serviços gratuitos de assistência à saúde no centro de Fortaleza? Qual aspecto mais o (a) surpreendeu?
Local onde se pode ter a constante visão do passado, o centro da cidade de Fortaleza, além de ser um grande centro econômico, onde há maior concentração de empregabilidade em Fortaleza, é um grande espaço cultural, onde facilmente é possível ter contato com o passado, devido ao IPHAN (órgão responsável pelo tombamento em nível federal) que com o objetivo de conservar, nomeiam tais construções como patrimônio cultural.
* O centro é um local onde se pode ter a maior presença do passado na cidade de Fortaleza, pois ainda há a forte preservação de locais e monumentos através do IPHAN, como o passeio público (espaço muito utilizado no início da década passada para encontro de casais ou de amigos, porém com o passar dos anos, se tornou um lugar com forte presença da marginalização, que está sendo combatida atualmente com postos de policia no interior da praça), Teatro José de Alencar (onde apenas o mais alto nível social era permitido entrar desde que estivesse com as vestimentas adequadas, atualmente se tornou mais acessível para a população, mas não o quanto deveria ser, visto que,