Triblogia

934 palavras 4 páginas
Tribologia
Propósito e objetivos: A Tribologia é definida como “o estudo de fenômenos e mecanismos de atrito, lubrificação e desgaste de superfícies em movimento relativo”. A aplicação industrial é dirigida à obtenção de informação para utilização na ampliação da vida em serviço dos produtos e maximização da utilização de recursos. As atividades específicas são:
- Análise do atrito e do desgaste.
- Análise e avaliação do dano tribológico.
- Provisão de recomendações técnicas sobre materiais, lubrificantes e projeto (para controle de danos e no projeto de novos componentes e produtos).
- Garantia da qualidade.
- Assistência no fornecimento de desempenho ótimo.
- Avaliação para a vida útil.
- Desenvolvimento e seleção de novos materiais e lubrificantes. A complexidade da tarefa leva a uma atitude sinérgica essencial. A disciplina envolvida inclui engenharia de materiais, física, química e engenharia mecânica.

Definições:
ATRITO (Planilha nº 7 GfT) Atrito é a resistência física ao movimento relativo entre superfícies em contato mútuo. Os mais significantes parâmetros físicos que descrevem o atrito são:
Força de atrito: A intensidade da força que resiste ao movimento.
Coeficiente de atrito (ou fator de atrito): Força de atrito relativa à força normal.
Energia de atrito: Força de atrito X velocidade de deslizamento.
Classificação do atrito: 1. De acordo com a condição de atrito(tipo do contato). 2. De acordo com o tipo de movimento.
Condição do atrito (tipo do contato)
Atrito gasoso: Uma camada de gás separa completamente o objeto-base do segundo corpo, assumindo totalmente a carga.
Atrito líquido (atrito hidrodinâmico e hidrostático): Uma camada separa completamente o objeto-base do segundo corpo, assumindo totalmente a carga.
Atrito combinado: O objeto-base e o segundo corpo estão em contato mútuo nos picos das superfícies. A carga é dividida pelo filme de fluido/lubrificante e pelos corpos em contato.
Atrito seco ou

Relacionados