Universidade que lê
Lição 01: “Concorrente é qualquer empresa com a qual o cliente o compara.”
Além dos clientes externos, os clientes internos, seus colaboradores também comparam a sua empresa com as outras nas quais já trabalharam ou que ainda gostariam de trabalhar. Como é o caso do Google x Facebook, onde é feito uma comparação e é medida a satisfação dos funcionários baseado nos salários e nos benefícios.
Lição 02: “Todos mostram entusiasmo”
- Toda vez que o cliente entra em contato, você tem a oportunidade de criar valor e fidelizá-lo, podemos ver totalmente o contrário quando ligamos para a Net, por exemplo, onde os atendentes são frios e não se concentram em oferecer ao cliente aquilo que ele precisa. Resolução imediata do problema, sem maiores aborrecimentos.
Lição 03: “Recompensa. Reconhecimento e Comemoração” - As pessoas tratam os clientes do mesmo modo como são tratadas. A Kimberly Clark sabe disso. Ela tem um programa de reconhecimento interno que se chama One KC, onde os colaboradores recebem prêmios e cartões de agradecimento por algum feito importante, um atendimento excepcional é um deles. Esse feito é divulgado internamente para todos os outros colaboradores em eventos de confraternização que acontecem mensalmente. Lição 04: “ Múltiplos postos de escuta”.
- Um elemento base, escute seu cliente. Que em minha opinião, vai além daquelas pesquisas de opinião que quase ninguém gosta de responder. Como num caso particular com a Nike, por exemplo, quando me retornaram a ligação para saber se problema com o revendedor varejista foi solucionado e se eu estava satisfeita com a resolução.
Obviamente, 03 milhões de pessoas por ano, sendo que 70% são visitantes recorrentes, não são números fáceis de atingir. A Disney verdadeiramente é uma empresa