Universidade que lÊ
Comédias para se ler na escola é uma obra do autor Luis Fernando Veríssimo, publicada pela Editora Objetiva (Rio de Janeiro) em 2001. O livro totaliza 35 crônicas, divididas em 6 capítulos. É uma seleção de crônicas de Luis Fernando Veríssimo, apresentada pela escritora e especialista em literatura para jovens, Ana Maria Machado.
2. IDENTIFICAÇÃO DO AUTOR
Um dos grandes nomes da literatura brasileira, colaborador regular de diversos órgãos da imprensa brasileira e definido por seus amigos como sendo uma pessoa que fala escrevendo e escreve muito bem, Luis Fernando Veríssimo nasceu em 26 de setembro de 1936, em Porto Alegre (Rio Grande do Sul) e é filho do renomado escritor Érico Veríssimo. Iniciou os estudos no Instituto Porto Alegre, mas com 7 anos, mudou-se para os Estados Unidos, onde morou por dois ano, porque seu pai fora lecionar em uma universidade da Califórnia. Aos 16 anos, voltou a morar nos EUA e ali viveu até 1956, cursando a Roosevelt High School de Washington, onde também estudou música, sendo o saxofone sua paixão musical inseparável até hoje.
No ano de 1962 Luis Fernando vai para o Rio de Janeiro, onde fica empregado por cinco anos trabalhando no jornal da Câmara de Comércio Americana. Já casado com Lúcia e com uma filha pequena, volta para Porto Alegre e em 1967, trabalha como redator no jornal gaúcho Zero Hora. Em 1969, passa a assinar sua primeira coluna diária no jornal, somente vindo a estrear na literatura em 1973, com o livro de crônicas, "O Popular".
Seu pai falece em 1975, mas o filho prossegue no sucesso dos primeiros passos dados por ele... Na televisão, ele participa criando quadros para o programa "Planeta dos Homens" (Rede Globo) e, mais recentemente, fornecendo material para a série "Comédias da Vida Privada", baseada em seu livro. São algumas das obras de sua autoria: O Popular, A Grande Mulher Nua, Amor Brasileiro (publicados pela José Olympio Editora); As Cobras e Outros Bichos, Pega pra