UNIVERSIDADE POTIGUAR 2015
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
ESCOLA DE SAÚDE
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
SÔNIA MARIA LAMPREIA BORGES
RESUMO
NATAL
2014
SÔNIA MARIA LAMPREIA BORGES
BARBÁRIE E CIVILIZAÇÃO
Atividade ministrada pela professora Cristina apresentado à disciplina de Serviço Social, Classes e Movimentos Sociais, como requisito avaliativo da Unidade I.
NATAL
2015
No início da civilização as tribos com o aumento população ocorreu divisões e subdivisões das tribos, mais os conflitos existia entre as tribos, podendo extinguir uma tribo inteira, o índio não distinguia os assuntos públicos com o de caçar, dormir, os conflitos eram resolvidos com derramamento de sangue, nas tribos ocorria a divisão de trabalhos entre homens e mulheres, o homem pesca, caça e transforma a matéria prima em instrumentos e a mulher cuida da casa, da comida e confecciona roupas.
As tribos de pastores não produziam só o necessário para a sobrevivência, tendo a primeira divisão social do trabalho, fabricava fios, tecidos, lã, assim poderia trocar as mercadorias, que era feito pelo chefe da tribo. O gado tornou-se uma mercadoria bem aceitável como se fosse o dinheiro para o escambo.
O homem começou a produzir mais que o necessário a sua sobrevivência, assim dava-se a divisão do trabalho na sociedade, dando início a escravidão dos exploradores com os explorados.
O homem sempre com o papel de alimentar sua família e a mulher usufruía, maias não era dona dos bens, ela limitava apenas nos afazeres domésticos. A transformação do doméstico privado para a mulher, foi a indústria pública, mais para chegar a igualdade da mulher é necessário um olhar diferente, que não seja o doméstico.
Com o desenvolvimento o ferro foi substituindo lentamente o machado de pedra, o progresso foi constante, as cidades com muralhas para sua defesa, a agricultura com frutas e legumes, com a