SEGURAN A DE REDES
As redes de computadores de meio físico compartilhado possuem vários problemas quando se trata de segurança. Basicamente são decorrentes do fato de que todas as máquinas ligadas à rede compartilham o mesmo meio físico podendo então ler ou alterar mensagens que não lhes dizem respeito, ou seja, não há privacidade nos dados e nem a certeza que uma mensagem colocada na rede para que uma determinada máquina leia será lida somente por ela. Além disso, o endereço de origem destas mensagens pode ser facilmente alterado e falsificado, sendo assim uma máquina pode se passar por outra para se beneficiar do nível de segurança existente em uma sub-rede.
Para garantir a privacidade dos dados de forma que somente as máquinas envolvidas na comunicação tenham acesso, utilizam algoritmos de criptografia. O uso de Firewall é uma técnica mais moderna que auxilia na resolução de problemas de falsificação de endereços e evitar a entrada de mensagens maliciosas.
Diariamente mais e mais pessoas acessam redes de computadores, sendo a Internet a forma mais popularizada. Com ela você pode colocar informações em sua máquina e disponibilizá-las para todo o mundo.
Ao conectarmos uma rede em outra, temos que estar cientes de que somente as informações "públicas" devem estar disponíveis e garantidos do sigilo das operações, mesmo quando conectados a uma rede privada, fisicamente localizada em um prédio, não podemos permitir que usuários não autorizados acessem dados confidenciais.
PROBLEMAS DE SEGURANÇA
Os problemas de segurança geralmente relacionam se ao sigilo e a identidade. O Sigilo diz respeito a determinadas informações estarão disponíveis para determinados usuários, para isto basta fazer atribuições de direitos para cada um que irá acessar a rede. A identificação consiste em verificar a autenticidade deste usuário. Se caso aconteça o envio de um pedido, por exemplo, de um relatório a uma máquina, esta deve então, identificar quem é este usuário e, ainda, se este usuário, tem