UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE NUTRIÇÃO
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA – PESOS E MEDIDAS
Aline da Silva – C26BIC-8
Antonia Viviane –T102HA-4
Caroline Xavier – C27866-1
Flaviana Ribeiro – C13960 - 2
Ivaneide rocha – C25450 - 9
Nadma Cardoso – C188JC - 0
Rodrigo Alves _ C11EJD-0
SÃO PAULO
2014
Introdução
Quando se executa uma receita, é imprescindível que os ingredientes sejam medidos com precisão.
Os valores para pesos e medidas não podem ser elaborados com exatidão matemática, deve-se considerar as diferenças de volume entre os vários tipos de utensílios usados como medida, além da maior ou menor acomodação do alimento no recipiente. Obter medidas as mais exatas possíveis, requer instrumentos com capacidade de mensuração padronizadas como: balança, proveta, becker, recipientes graduados que facilitem a medição dos ingredientes.
Para que uma preparação culinária seja realizada com sucesso, vários fatores são importantes: tipo de utensílio, temperatura e tempo de preparo, além de quantidade e qualidade dos ingredientes. A reprodução dessas condições garantirá a obtenção de resultados semelhantes a cada repetição da receita ou protocolo, mesmo quando elaboradas diversas vezes e por pessoas diferentes. Assim a redação de uma receita deve conter informações claras e precisas, afim de possibilitar sua reprodutibilidade.
Os alimentos secos como farinha, açúcar, aveia ou grãos não devem ser pressionados para serem pesados. Já em alimentos líquidos, devem ser observados a temperatura e o nivelamento. Com relação a alimentos pastosos ou gordurosos, esses devem ser pesados em temperatura ambiente e pressionados a cada adição.
As medidas caseiras utilizadas foram: colher de chá, colher de sobremesa, colher de café, colher de sopa, xícara e copo americano.
Objetivo
Dominar as técnicas de pesagem e medição de ingredientes, bem como conhecer utensílios e equipamentos e observar diferenças interpessoais nas técnicas de pesagem e