Universidade Paulista
Tema: Estudo do Ciclo de Vida e análise de projetos de placas solares e sua eficiência
Autores: Ulysses A. M. Pereira, RA: B86FIC-0
Anderson Luiz,
Welbert A. Lima,
Dr. José.
Orientadora: Prof.a Djanira A Temporin
Introdução
A Energia Solar Fotovoltaica é a energia obtida através da conversão direta da luz em eletricidade (Efeito Fotovoltaico), o painel solar capta a luz e faz a conversão em eletricidade. A conversão de energia solar em energia elétrica foi verificada pela primeira vez por Edmond Becquerel, em 1839 que constatou uma diferença de potencial nos extremos de uma estrutura de material semicondutor quando exposto a luz. Em 1876 foi montado o primeiro aparato fotovoltaico resultado de estudos das estruturas no estado sólido, e apenas em 1956 iniciou-se a produção industrial seguindo o desenvolvimento da microeletrônica.
À muitos tipos de placas solares, vamos abordar 3 tipos, placas de Silício monocristalino; silício policristalino e silício amorfo.
Revisão bibliográfica
Desenvolvimento
As placas ou módulos variam de formato, tamanho e potência de acordo com a aplicação projetada.
O aproveitamento da energia gerada pelo Sol, inesgotável na escala terrestre de tempo, tanto como fonte de calor quanto de luz, é hoje, sem sombra de dúvidas, uma das alternativas energéticas mais promissoras para enfrentarmos os desafios do novo milênio.
Figura 1 – Painel Solar Policristalino
Figura 2 – Painel Solar Monocristalino
Tipos de Células
Os Painéis Solares são constituídos por células fotovoltaicas. As células fotovoltaicas são fabricadas, na sua grande maioria, usando o silício (Si) e podendo ser constituídas de cristais monocristalinos, policristalinos ou de silício amorfo. O efeito fotovoltaico (conversão direta da luz em eletricidade) dá-se em materiais da natureza denominados semicondutores que se caracterizam pela presença de bandas de